e-atividade- Educação inclusiva
Temática
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Educação Inclusiva: O papel
do professor na integração e inclusão de crianças com Necessidades Educativas
Especiais.
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Atividade
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Atividade 1
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Período
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12 de março a 9 de abril de
2018
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Competências a desenvolver
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Pretende-se que o estudante
compreenda conceitos de Necessidades Educativas Especiais e seus benefícios,
bem como, atitude do professor face à inclusão utilizando ferramentas
digitais para partilha de conhecimento: blogue (e-portfólio) e formulários do
Google.
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Descrição
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Atividade
desenvolve- se em 4 fases:
1ª-
Leitura e análise dos documentos disponibilizados em plataforma (12 a19 de
março).
2ªDiscussão
no Fórum- sala de aula Virtual entre os dias (19 a 26de março) orientadas
pelas seguintes questões: Vantagens e desvantagens de Inclusão? O que são as
Necessidades educativas Especiais, O papel do professor?
3ª
Com base na auto-aprendizagem das leituras efetuadas, nas pesquisas
realizadas e nas conclusões na sala de aula virtual, atualize o seu
e-portfólio através do blogue. (26de março a 2 de abril).
4ª
Elaboração e aplicação de questionário no Google sobre o Papel do professor
na NEE. (2 a 9 de abril)
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Recursos
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Proceda a leitura dos seguintes documentos:
BAIRRÃO; J; Integração, um
conceito discriminatório – A caminho de uma escola inclusiva; 1998; Lisboa
Declaração de Salamanca
Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas
Especiais (1994). Unesco. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
[Consultado a 17/ 08/ 2014].
Sanches, I. (1996).
Necessidades Educativas Especiais e Apoios e Complementos Educativos no
Quotidiano do Professor. Porto: Porto Editora. pp. 11-16
Unesco (2005). Orientações
para a Inclusão: Garantindo o Acesso à Educação para Todos. Disponível em
http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_43.pdf [Consultado a 17/ 08/ 2014].
STAINBACK, S.; STAINBACK,
W. Inclusão: um guia para
educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999
Correia, L. M. (2013).
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Um Guia para Educadores e
Professores (2ª edição). Porto: Porto Editora. pp. 16-17; 24
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Avaliação
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As discussões no fórum da
sala virtual (30%), atualizações do e-portefólio (40%), elaboração de questionários
(40%) com base nos critérios definidos e aceites no contrato de trabalho.
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