e-atividade- Educação inclusiva

Temática
Educação Inclusiva: O papel do professor na integração e inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais.
Atividade
Atividade 1
Período
12 de março a 9 de abril de 2018
Competências a desenvolver
Pretende-se que o estudante compreenda conceitos de Necessidades Educativas Especiais e seus benefícios, bem como, atitude do professor face à inclusão utilizando ferramentas digitais para partilha de conhecimento: blogue (e-portfólio) e formulários do Google.
Descrição
Atividade desenvolve- se em 4 fases:
1ª- Leitura e análise dos documentos disponibilizados em plataforma (12 a19 de março).
2ªDiscussão no Fórum- sala de aula Virtual entre os dias (19 a 26de março) orientadas pelas seguintes questões: Vantagens e desvantagens de Inclusão? O que são as Necessidades educativas Especiais, O papel do professor?
3ª Com base na auto-aprendizagem das leituras efetuadas, nas pesquisas realizadas e nas conclusões na sala de aula virtual, atualize o seu e-portfólio através do blogue. (26de março a 2 de abril).
4ª Elaboração e aplicação de questionário no Google sobre o Papel do professor na NEE. (2 a 9 de abril)
Recursos
Proceda a leitura dos seguintes documentos:
BAIRRÃO; J; Integração, um conceito discriminatório – A caminho de uma escola inclusiva; 1998; Lisboa
Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais (1994). Unesco. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf [Consultado a 17/ 08/ 2014].
Sanches, I. (1996). Necessidades Educativas Especiais e Apoios e Complementos Educativos no Quotidiano do Professor. Porto: Porto Editora. pp. 11-16
Unesco (2005). Orientações para a Inclusão: Garantindo o Acesso à Educação para Todos. Disponível em http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_43.pdf [Consultado a 17/ 08/ 2014].
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999
Correia, L. M. (2013). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Um Guia para Educadores e Professores (2ª edição). Porto: Porto Editora. pp. 16-17; 24
Avaliação
As discussões no fórum da sala virtual (30%), atualizações do e-portefólio (40%), elaboração de questionários (40%) com base nos critérios definidos e aceites no contrato de trabalho.

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